Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

O facebook está te deixando louca?


O facebook transforma a imagem que temos da vida dos outros de uma forma bizarra. Nós criamos e construímos a vida alheia a partir de fragmentos de informação de uma página da internet. Também construímos a nossa vida com fragmentos de informação. Essa rede social está entrando de tal forma no nosso cotidiano que pipocam por ai, por exemplo, novos “quase ditos populares-pós modernos”: desconfie de quem coloca foto de artista ou de bicho no face, é feio. Se tem fundamento, ou não, sei lá. O que chama a atenção são os dados obtidos com pesquisas comportamentais sobre a relação que estabelecemos com essa rede. Basicamente, é oisa de gente mal amada, narcisista, insegura, e que persegue ex-casos freneticamente pela internet. O facebook está deixando as pessoas loucas, está me deixando louca.



Há também os relacionamentos que construímos e alimentamos por meio de conversas pela internet. Eu ainda não consigo entender muito bem de que forma os recursos que as redes sociais interferem nesse processo. Não acho que uma conversa via chat do face é uma forma de contato que possa fazer com que você realmente conheça uma pessoa, ao mesmo tempo não descarto a possibilidade de boas conversas para a vida acontecerem via internet.

Bom, já dizem por ai, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. As loucuras que o face ajuda a dar vazão são inúmeras. Um estudo da Universidade do Canadá sobre os hábitos internéticos de estudantes de 18 a 25 anos, revelou que para a maioria dos entrevistados o facebook é uma versão virtual para o ato de se olhar no espelho, um prato cheio de aprovação alheia. O estudo revelou também que houve uma diferença em relação a forma como os homens e as mulheres expressavam seu narcisismo: a maioria dos homens se promovia por mensagens escritas no mural, enquanto as mulheres tendiam a selecionar cuidadosamente os fotos postadas – outra pesquisa, publicada na revista de artigos científicos “Cyberpsychology, Comportamento e Redes Sociais”, feita com casais nas universidades de Nova York, Texas e Havaí, indicou que mulheres postam cerca de cinco vezez mais fotos em suas páginas do que os homens.

Além disso, a pesquisa canadense revelou que pessoas com baixa auto-estima costumavam checar suas páginas com mais frequência do que a média. Ao que tudo indica, narcisismo está ligado à falta de auto-estima. Outro estudo realizado pela Oxygen Media indicou que 53% das pessoas que postam sobre problemas pessoais são mulheres. Outro dado: 21% das mulheres checam o seu facebook durante a madrugada. Por fim, 58% das mulheres usam o facebook para manter contato com pessoas que “meio que amam, meio que odeiam e meio que tem medo de”. É aí que mora o problema.

Manter contato é o de menos... Um novo, e apimentado, debate está surgindo no Reino Unido sobre a dificuldade crescente que as mulheres encontram para seguir em frente, após términos de relacionamento, “incentivadas” pelo facebook, que as convida a “perseguir” os exss. Pior ainda, esses mesmos especialistas estão comparando o hábito de seguir ex-namorados na web com a fissura que viciados em jogos de azar via net sentem. Um estudo feito no Reino Unido sobre “cyber-stalking” (sim, existe), indicou que cerca de 65% das vítimas são homens, que são perseguidos por mulheres. Bom, a pergunta que resta, na verdade, não é se o facebook está deixando alguém louco, mas sim se sempre houve a loucurinha, e o facebook está dando um empurraozinho para que cada potencialidade, inclusive a da loucura, possa ser explorada ao máximo!


3 comentários:

Renata D'Elia disse...

A pesquisa esqueceu de estudar minuciosamente o comportamento do Homem Drosófila -- o famoso "Mosca de Banana", que vive de pousar nas fotos "cuidadosamente selecionadas" pela mulherada e tecer a versão pseudo-poética dos pedreiros padrão.

Renata D'Elia disse...

"A pesquisa esqueceu de estudar" foi uma pérola, assumo.

Leninha disse...

Homem Drosófila é o título de uma tese que desenvolverei com Renata D´Elia...

interessantissimas as pesquisas, Camila. Como vc disse, acho que dá um empurrãozinho pra quem já tem tendências a ser louco, não acho que transforme alguém completamente. Muitas pessoas perseguiam exss antigamente procurando por telefones nas listas, cadastros em empresas... mudou o método. E o que me assusta é que muita gt se preocupa tanto com a imagem virtual, mas esquece de cuidar da real. É ótimo conversar pela net mas como é legal encontrar as pessoas na rua, dar um abraço... não acho que a net seja um ambiente frio, pois "conheci" mta gt interessante aqui, porém acho que os encontros não se devem limitar ao pc, e muito menos a construção de uma auto-imagem.